:: Seu mega portal jurídico :: inicial | sobre o site | anuncie neste site | privacidade | fale conosco
        

  Canais
  Artigos
  Petições
  Notícias
Boletins informativos
Indique o
Escritório Online
 

Escritório Online :: Notícias » Direito Penal


STJ: HC é negado por impossibilidade de reapreciação de provas

02/05/2007
 
Fonte: Superior Tribunal de Justiça

O contador Claudinei Geraldo, acusado de estelionato, não conseguiu trancar a ação penal promovida contra ele. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça [STJ], por unanimidade, indeferiu o seu pedido de habeas-corpus considerando que não há como declarar nula a denúncia que descreve a conduta criminosa, suas circunstâncias e a classificação do ilícito, permitindo o pleno exercício do direito de defesa e do contraditório.

Segundo a denúncia, Geraldo ocupava o cargo de contador do município de Piratininga [SP] e, sob a falsa alegação de haver prestado serviço extraordinário, solicitou e obteve do chefe do setor de pessoal da prefeitura um contracheque no valor de R$ 2 mil. Em seguida, compareceu em uma agência da Nossa Caixa Nosso Banco onde, com base num convênio firmado entre a instituição bancária e a municipalidade e com a autorização do chefe do setor de pessoal, acabou por receber a citada quantia.

Julgada improcedente a denúncia por insuficiência de provas, o Tribunal de Alçada do Estado de São Paulo, por maioria, proveu a apelação do Ministério Público [MP] para condenar Geraldo à pena de um ano e quatro meses de reclusão. No STJ, a defesa do contador sustenta que “haveria prova documental pré-constituída inequívoca quanto à atipicidade da conduta do paciente”.

A relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura, destacou ser indiscutível que o habeas-corpus não permite a reapreciação do conjunto probatório, especialmente de documento que, supostamente, derrubaria o quadro fático delineado pelo Tribunal de Justiça.

Ressaltou, também, que o MP desincumbiu-se de bem apresentar os fatos supostamente criminosos, apresentando elementos e todas as circunstâncias suficientes para que o denunciado compreendesse de forma inequívoca as acusações movidas em seu desfavor.

HC 51983


Enviar esta notícia para um amigo                            Imprimir



© 1999-2012 Escritório Online. Direitos Reservados. Leis 9.609 e 9.610/98.


Publicidade