:: Seu mega portal jurídico :: inicial | sobre o site | anuncie neste site | privacidade | fale conosco
        

  Canais
  Artigos
  Petições
  Notícias
Boletins informativos
Indique o
Escritório Online
 

Escritório Online :: Notícias » Direito Penal


TRF1 recebe denúncia em caso de passaporte falso

10/11/2008
 
Fonte: Tribunal Regional Federal da 1ª Região

A 3ª Turma do TRF da 1ª Região recebe denúncia por, em primeira análise, ter-se consumado o crime de uso de documento falso descrito.

Narra a peça acusatória que a denunciada, ao apresentar, no aeroporto de Guarulhos/SP, passaporte em nome de menor e um alvará de viagem da Vara da Infância, Juventude e Precatórias da Comarca de Governador Valadares, foi impedida de embarcar, tendo sido apreendido seu passaporte por ter havido desconfiança, por parte das autoridades, da idoneidade da documentação. O vôo destinava-se a Nova Iorque, nos EUA. Assim, as autoridades a recambiaram para o Aeroporto de Confins/MG, onde havia começado sua trajetória.

O juiz Tourinho Neto, relator do processo, explicou que o laudo do exame documentoscópico atestou serem falsos o passaporte e o visto para os EUA. Quanto ao alvará de viagem que foi apreendido, o juiz cuja assinatura constava nesse documento informou ter sido ela falsificada.

Afirmou o relator carecer de respaldo jurídico a tese, do juízo de 1º grau, de crime impossível por ser uma falsificação grosseira do documento, a qual considerou meio empregado absolutamente ineficaz. Para o magistrado do TRF/1ª, ela não procede porque, de acordo com a decisão, o passaporte adulterado serviu ao fim desejado ao ser capaz de ludibriar os funcionários do Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte/MG, os quais permitiram seu embarque para o Aeroporto de Guarulhos/SP.

Recurso Criminal 2003.38.00068990-3/MG


Enviar esta notícia para um amigo                            Imprimir



© 1999-2012 Escritório Online. Direitos Reservados. Leis 9.609 e 9.610/98.


Publicidade